quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FRUTOS RECÉM COLHIDOS


1. Deus procura adoradores (Jo.4.23-24), isto é, PESSOAS salvas, redimidas, cujas vidas estejam, definitivamente, comprometidas com o seu Reino. Não "adoração" pura e simplesmente.

2. "Deus é adorado quando Ele se vê em nós".   (Ariovaldo Ramos)

3. "Quanto mais invadidos formos, mais próximos ficam de nós os que devem ser alcançados". (Caio Fábio)

4. Não somos contra nen a favor de ninguém, não é esse o nosso posicionamento, se de fato somos instrumentos de Deus (Js.5.13-15).

5. Quem é temente a Deus nada mais tem a temer.

6. "Estamos colhendo hoje os frutos das sementes que plantamos anteriormente". (Solange Brant)

7. "Quem não vê a presença de Deus em todos os lugares, em parte alguma o encontra". 

QUEM SOMENTE VÊ AS DIFICULDADES JAMAIS COLHERÁ....



"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas"- Ec.11.1-6.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

Quanto as informações abaixo, queremos informar que a IPB, Igreja Presbiteriana do Brasil, teve seu início neste país em 1859; portanto, há 150 anos atrás, com a chegada ao Rio de Janeiro do primeiro missionário americano, Ashbel Green Simonton. Durante muitos anos manteve relações de cooperação com a organização americana; todavia, tendo julgado incompatíveis com o ensino das Escrituras os caminhos tomados por aquela instituição, desligou-se da organização americana, mantendo seu posicionamento histórico-reformado, podendo ser classificada como ala conservadora da Igreja de Cristo. É preciso que a Igreja seja constantemente reformada, assim como as nossas vidas em particular.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS:


O mais recente relatório de religiosos é do "perfil demográfico dos presbiterianos", publicado pela Igreja Presbiteriana dos E.U.A. e revela que, apenas dois entre cinco membros (39 por cento) afirmam que "somente aqueles que seguem Jesus Cristo podem ser salvos". Para os pastores o valor cai para 33 por cento.
Estes resultados foram obtidos a partir do levantamento inicial, para  um Painel da  Igreja Presbiteriana 2009-2011. Foram enviados questionários a mais de 5.000 presbiterianos naquele país, entre outubro e novembro de 2008. Os que responderam ao inquérito foram contactados durante 3 anos consecutivos. Este painel foi criado em 1973, com o objectivo de recolher informações sobre as práticas, crenças e opiniões dos pastores e membros da Igreja Presbiteriana na América.
O baixo percentual de presbiterianos que acreditam que só Jesus salva corresponde a 43 por cento; estes não concordavam com que "todas as religiões do mundo são igualmente boas maneiras para ajudar as pessoas a encontrar a verdade".
No entanto, como um paradoxo, a maioria dos inquiridos acredita que ,"para o homem, a única verdade absoluta é Jesus Cristo", atingindo 60 por cento em nível global, 68 por cento entre os idosos e 66 por cento entre os pastores. Tal pesquisa, portanto, não é assim tão confiável.
Perda de filiação
Os resultados são divulgados em um momento em que a Igreja Presbiteriana dos E.U.A está experimentando contínua perda de adesão. Muitas congregações têm desagregado muitos membros e, a queixa principal foi a decisão do supremo órgão legislativo de não ratificar ,em 2001, que a obra de Jesus é o único caminho para a salvação.
Outra decisão que abalou presbiterianos norte-americanos foi a ordenação de pastores gays. A proposta de eliminar a exigência do pastorado "fidelidade dentro do convênio do casamento entre um homem e uma mulher, ou a castidade no celibato" teve uma rejeição enorme. Cerca de 40 por cento dos membros e quase a metade dos pastores rejeitaram a proposta. Por isso ,devemos entender que a Igreja (Corpo Vivo) é Cristo+crática e não demo+crática.
Fonte: Protestante Digital

O DINAMISMO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS



Trinta e dois anos após a ressurreição do Senhor Jesus, já os primeiros seguidores do "Caminho" haviam atingido a metade da população da terra, sem Bíblias, sem literatura, sem rádio, televisão, jornal, telefone, transporte (a não ser o jumento, o camelo), sem templos, sem instituição humana (organizacional), sem o maquinário todo que hoje temos. Mas, de casa em casa, pessoa a pessoa, enfiltrando-se na massa como sal, o bom fermento, como Jesus fez e ensinou. E, aquele que abre portas e ninguém fecha e que fecha portas e ninguém abre ia adiante deles, e com eles, rompendo as barreiras, sacudindo estruturas antagônicas. Por isso mesmo, Paulo podia dizer: "....as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando sofismas (estruturas mentais) e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" - IICo.10.4-5. Que maravilha! Só o Senhor era exaltado. Aleluia!

INVENTOS IMPORTANTES;

Thomas Edson foi expulso da escola, por causa de sua deficiência - era surdo. Naquele tempo, os deficientes eram desprezados. Entretanto, posteriormente, veio a ser o inventor da lâmpada incandecente e mais de 300 inventos.
O invento da pólvora é atribuído ao monge alemão Schwartz, não obstante os chineses já a utilizassem. Em consequência do surgimento da pólvora, vieram as armas de fogo e os primeiros canhões, chamados de bombardas, que foram utilizados na guerra dos cem anos.
Antes de se inventar a bússola, a navegação era muito precária, por falta de orientação segura aos marinheiros. Evitava-se o afastamento da costa, navegando de cabo a cabo, o que deu origem à navegação de cabotagem. Quando não, os timoneiros seguiam os astros e o principal deles era a estrela polar, vulgarmente chamada de trasmontana (além dos montes), o que deu origem a expressão: "perder a trasmontana", isto é, ficar furioso.
Na Idade Média a Europa fez uso do papiro para a escrita, confeccionado com a planta do mesmo nome, proveniente do Nilo. No Oriente, todavia, utilizava-se o pergaminho, da cidade de Pergamo, feito de couro de carneiro, sendo que tanto o pergaminho quanto o papiro eram produtos caros e oneravam demasiadamente os livros que, por sua vez, eram escritos a mão. O papel (cujo nome vem de papiro) foi inventado pelos chineses inicialmente e feitos de trapo; posteriormente, os árabes passaram a fabricá-lo, no século XI, na cidade espanhola de Játiva.
A imprensa foi inventada por um alemão chamado João Gutemberg que, por ser pobre, associou-se a um banqueiro João Fust e um gravador Schoffer, para poder desenvolver o seu invento. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia em latim, da qual ainda existem uns 30 exemplares, todos eles espalhados em bibliotecas da Europa.
Há anos atrás, usava-se a caneta tinteiro que, por sua complexidade, era sempre muito cara e poucas pessoas conseguiam adquiri-la. Por essa razão, Biro, um argentino, se propôs a inventar uma caneta popular que estivesse ao alcance de todos. Associou-se ao francês Marcel Biche que, posteriormente, tornou-se o vendedor na Europa do novo produto. As canetas, entretanto, começaram a ser devolvidas porque vasavam a tinta e Biro adimitiu que o projeto não deu certo, desistiu e morreu pobre. Marcel viu que, se fosse colocada uma esfera na ponta, funcionaria a contento e assim fez. Com isso ficou rico, fabricando a "Esferográfica Bic", usada no mundo todo e, hoje, são vendidas 15 milhões de canetas por dia.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


         
Quando vemos o início de um "culto", com anúncios bombásticos daquilo que vai acontecer naquele lugar, naquela hora, já podemos prever que estamos diante de um espetáculo de ilusionismo, consoante a advertência fornecida por Jesus, em Mt.7.22-23.
Num culto verdadeiro, apenas chegamos para adorar aquele que amamos acima de todas as coisas e, os resultados disso, em nossa vida (se houver), ficam a cargo do Espírito do Senhor. O culto verdadeiro se centraliza na exaltação e glorificação a Deus e não nas necessidades e interesses humanos. Mas, se o buscamos de coração, sempre haverá, de retorno, o resplendor da glória do Senhor até mesmo em nossa face (Ex.34.29) e isso nos basta - IICo.3.18.
É perfeitamente benéfico e até muito salutar a pessoa ser tocada, pela pregação da palavra e ação do Espírito e com isso se emocionar, chegando por vezes às lágrimas incontidas e ao paroxismo das comoções. Mas, o contrário disso, o que temos visto proliferar ultimamente, são as camelices "evangélicas" dos especialistas em patetismo, manipulando auditórios ingênuos, para chegar-se a resultados geitosamente pretendidos (Mc.7.9), sem nenhuma forma de bonsenso e escrúpulo.
E, por outro lado, se de fato se quer evidenciar publicamente que pessoas estão sendo curadas, porque então não entrevistar o médico que constatou a aludida doença e, posteriormente, a cura? Não seria melhor obter uma palavra abalizada sobre cada caso, do que extrair essa palavra da própria pessoa, leiga, envolvida emocionalmente? Não estamos trabalhando com a verdade libertadora, absoluta, no caminho da honestidade? Dessa forma, também os médicos poderiam ver, comprovar o poder de Deus, principalmente porque alguns deles são cépticos quanto a isso
O problema é que temos, pelos testemunhos irradiados e televisionados, milhares de pessoas sendo "curadas" e os doentes continuam chegando, sem que haja socialmente impacto e reconhecimento de que há (na verdade) essa manifestação do poder de Deus em nosso meio - IIRs.5.15, Mt.5.26. Vemos que nos dias de Jesus e dos apóstolos o mundo era sacudido e bombardeado com o evangelho do Reino, e as multidões eram impressionadas pelos grandes sinais incontestáveis que se davam - At.4.16.
Hoje, são feitas tentativas tencionando imitar o que se deu no dias apostólicos, quando até a sombra veiculava o poder de Deus; porém, nos dias atuais, tudo é diferente: a Igreja era uma só (unânime) e tinha tudo em comum, sem difração de forças e com a somatória de todas as vidas redimidas por Cristo Jesus. Hoje, estamos todos divididos em quase 30 mil denominações (que se dizem cristãs), contrariando todo ensino bíblico, o apelo de Paulo Ef.4.1-7, ICo.1.10, e a oração do nosso Senhor - Jo,17. E, o que é pior, é que cada denominação dessas traz em seu bojo o orgulho de ser a melhor representação do corpo de Cristo.
Jesus nos ordenou para irmos ao mundo pregando o evangelho, Mc.16.15-17, Mt.28.18-20, e os sinais do Reino nos acompanhariam, confirmando a presença do Espírito Santo conosco; mas, o que se vê, são pregadores se autopromovendo, colocando os "sinais" como chamarisco às multidões, visando propagar sua instituição, o fomento do seu próprio reino. Temos trabalhado com muitas denominações, num ministério que não propaga instituição alguma e que tem por finalidade levar pessoas aos pés da cruz. Nesse trabalho, pecadores se derramam diante do Senhor e vemos quanta carência há no seio de todas as igrejas! A conclusão a que chegamos é que a única coisa que conseguimos mudar (de fato) é a placa das fachados dos templos; porque os problemas são os mesmos em todas as comunidades... não há diferença! Quando alguém lidera um movimento separatista, no seio da Igreja de Cristo, a leitura que devemos fazer é que ali está um coração orgulhoso e renitente, que não crê que o Senhor mesmo é quem edifica sua Igreja - Mt.16.18.
Tenho uma certa saudade dos tempos em que, no Brasil, éramos chamados de protestantes, perseguidos com pedradas e até impedidos de sepultar os nossos mortos em semitérios públicos. Mas, mesmo com isso, a igreja se mantinha com qualificação moral e os pastores eram respeitados como expoentes da cultura e da ética no país. Éramos, como povo de Deus, um pão leve substancioso (ICo.10.17); hoje, infelizmente, somos perante o mundo, um pão abatumado e de sabor insípido. Deus tenha misericórdia de nós! Ao grande Deus, criador do céu e da terra, sejam dadas honra, glória e louvor para sempre!
        

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CALIGRAFADOS:



1. "Temos que pregar o evangelho, não com a finalidade de agradar as pessoas; mas, é importante que elas saiam entristecidas consigo mesmas"  (Pe.Vieira)
2. Constantemente pedimos ao Senhor alguma coisa ou a solução dos problemas; mas não somos insistentes em pedir e buscar a plenitude do Espírito Santo (Lc.11.13), sendo que é tudo quanto necessitamos: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade, autodomínio. Esse é o melhor caminho para a solução dos nossos problemas - Gl.5.22.
3. Por meio de Isaias (Is.55.8-9) o Senhor está nos dizendo: "... os meus pensamentos não são os vossos pensamentos .... nem os meus caminhos os vossos caminhos...." Por essa razão, parece que Deus nos pede sempre aquilo que, naturalmente, não é do nosso desejo.
4. "Quando tudo em redor era vida (no Edem, antes do pecado), Deus falou do perigo da morte; agora, pelo contrário, quando tudo a nossa volta fala de morte, Deus nos fala da possibilidade da vida". (Mackintosh)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COERÊNCIA



O dicionário define coerência apenas dizendo ser qualidade ou estado de quem é coerente; ou ainda, conexão, harmonia, acordo não contraditório. Todavia, temos até dificuldade em compreender o significado real dessa palavra, justamente porque ela fala de uma situação na qual todos tropeçamos de alguma forma. Langston, em sua teologia sistemática, diz que o pecado (entre outras coisas) causa desarmonia entre as potencialidades da personalidade humana. Por essa razão, o Senhor Jesus, conduzindo-nos à re+generação, nos diz no seu evangelho: "Seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno" - Mt. 5.37. E isto quer dizer que deverá haver coerência entre o que falamos e o que vai em nosso coração. O grande problema que havia (e ainda há conosco), com a geração dos dias de Jesus, era a incoerência: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" - Mc.7.6. É maravilhosa a expressão de Deus a seu próprio respeito: "EU SOU O QUE SOU" - Ex.3.14. Isto, entre outras caisas, significa a plena coerência que há nele! Ele é extrinsicamente (exteriormente) quem ele é intrinsecamente (em essência). O grande problema nosso é que NÃO SOMOS QUEM SOMOS. Aprendemos, desde a infância, a travestir a nossa imagem, conforme as cobranças que nos são feitas, sendo uma a realidade interna e outra a manifestante. Há poucos dias, num programa de televisão, uma doutora em psicologia falava que, um dos males dos nossos dias é que estamos vivendo de maneira muito sofisticada. Que poderíamos viver melhor, se não nos preocupássemos tanto com festas, comemorações, cerimônias, sendo que, para cada ocasião dessas, temos de obedecer as imposições da moda, etiqueta dos chamados "bons-costumes". Então, contou a seguinte história: "Havia um velho sábio que vivia em uma cabana, no campo, e era considerado o mais feliz daquela região. Alguém quis, então, saber qual era o segredo de sua felicidade e ele explicou: - Não há segredo algum em minha vida; sou feliz porque o mundo é meu lar, o céu meu teto e Deus meu pai; vivo como os pássaros e os lírios do campo". A essa altura, o canal de televisão fez passar no rodapé do vídeo uma inscrição com os dizeres: "Hoje a doutora está vestida com a grife tal", o que foi o contraposto a tudo que havia sido dito. O pecado nos faz contraditórios, incoerentes; mas a graça do nosso Deus pode refazer todo o nosso ser. Louvado seja o Senhor, nosso Deus!

MATURIDADE


"O principio da sabedoria é o homem ao chegar à idade madura ter a plena conciencia, de que é justamente este o momento de começar a crescer." (Mr.Postman)

A VIDA - FERNANDO PESSOA


A vida

Para os erros há perdão;
para os fracassos, chance;
para os amores impossíveis, tempo…
Não deixe que a saudade sufoque,que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando,
fazendo que planejando,
vivendo que esperando
Porque, embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu.


Fernando Pessoa

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

FATOS QUE NOS DEIXAM PERPLEXOS:

- Numa cidade próxima daqui, um moço foi batizado numa determinada igreja evangélica e, para comemorar com seus amigos, pegou o carro do pai (escondidamente), sem carteira de motorista, bateu o carro perdeu a vida ferindo os demais ocupantes do veículo gravemente. Certamente é isso que faz com que 30 milhões de evangélicos no Brasil, não façam grande diferença na ética e vida moral da sociedade brasileira. "... se o sal vier a ser insípido (deteriorado), como lhe restaurar o sabor??? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens" - Mt.5.13.
- Um presbítero (de uma determinada igreja) enfrentava grande problema. Um dos seus filhos tornara-se traficante, sem o conhecimento do pai, e fora preso. O fato trouxe grande decepção àquele pai que jamais imaginara que um dia teria uma situação semelhante em seu lar. Já não conseguia dormir tranquilamente, imaginando o que seria de sua vida, de sua casa, agora com esse problema tão crucial - um filho cumprindo pena na prisão. Começou a ter um certo desiquilíbrio emocional, início de depressão, foi quando alguém lhe disse de uma psicóloga (recém-chegada à cidade) que poderia ajudá-lo. Aceitou o conselho, marcou a consulta e, no dia aprazado, compareceu para a primeira entrevista. Deparou-se com uma jovem, de vinte e poucos anos (um terço de sua idade), que nunca vira anteriormente. Contou a sua história, o sufoco pelo qual estava passando, sem dizer do seu posicionamento em relação à igreja. A jovem psicóloga ouviu-o atentamente, todos os detalhes de sua história e, abrindo uma gaveta, tirou de lá uma Bíblia e lhe disse: "A solução que o senhor precisa está neste livro". A seguir, leu-lhe alguns versículos e fez por ele uma breve oração. Finalizando a entrevista, perguntou-lhe: "O senhor tem porventura uma Bíblia em sua casa?" Ele, mais que envergonhado, disse: "Tenho". Ela continuou:"Então, tudo o que precisa está lá" e passou-lhe um papel com todas os textos bíblicos que deveriam ser lidos cujos ensinos deveriam ser aplicados à vida. Ele não precisou retornar para continuar o tratamento. Foi curado pela graça de Deus naquele instante! Aleluia!
- Um pregador, nos Estados Unidos, fora convidado para pregar em determinada igreja. Nesse dia, distraiu-se nos seus afazeres e chegou a sua casa tarde demais, para fazer os preparativos necessários. Verificou que a roupa que precisava não estava passada e apelou para que a esposa lhe fizesse esse serviço, enquanto tomaria o seu banho. Com isso, foi descontrolando os nervos, visto que o cidadão americano não admite atrasar-se num compromisso. Finalmente, pegou a Bíblia, as anotações e foi a garagem pegar o carro; então verificou que este estava com um dos pneus furado. Com grande desespero trocou o pneu e saiu em alta velocidade, porque o relógio acusava tempo esgotado. No percurso, apavorado, tentou furar um sinal vermelho foi quando o guarda emparelhou com ele e o mandou estacionar. A essa altura, totalmente descontrolado, jogou-se sobre o capô dizendo: "Hoje, nada dá certo; tudo sai errado". O guarda, percebendo seu nervosismo, colocou a mão em seu ombro e lhe disse calmamente: "Amigo, eu já fui assim como você e qualquer coisa me irritava; mas, um dia Cristo entrou em meu coração e, a partir desse dia, tudo mudou em minha vida". Você, leitor, pode imaginar o que aconteceu com a vida desse pregador.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DESCULPAS INJUSTIFICÁVEIS

ESTAREPRAVO chamava tais desculpas de pseudo-racionalização. Dizia ele: "As desculpas são, o mais das vezes, aparentemente lógicas, socialmente aceitáveis; mas, na verdade, não passam de justificativas do nosso mal desempenho ou fracasso.Ninguém tem esse direito, nem os mutilados que, por sua vez, tem grande oportunidade de dar exemplo aos que são perfeitos". Foi ele o cego mais bem-sucedido que já conheci. Tive  o ensejo de ouvi-lo, já há algumas décadas e, até aquela ocasião, havia escrito vários livros de autoajuda, feito palestra em muitas cidades brasileiras e no exterior. Para escrever os seus livros havia feito uma adaptação a uma máquina de datilografia e para a locomoção inventara, ele próprio, uma bengala para cegos, extremamente funcional, articulada, que se estendia automaticamente, no momento de utilizá-la. É... o corpo humano é tão maravilhoso que, mesmo reduzido, o que sobra ainda é uma usina de energia potencial! Por essa razão, tem muito significado o ditado que diz: "Quem realmente quer, arruma um jeito; quem não quer, arruma uma desculpa".

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O MUNDO JAZ NO MALIGNO

O inimigo sabe que, de modo geral, seduzir o cristão verdadeiro, com coisas que são patentemente pecaminosas, é difícil. Suas tentativas são, quase sempre, infrutíferas. Aquele que é de fato regenerado, iluminado pelo Espírito e instruido pela palavra, sabe distinguir o bem do mal e o seu propósito é seguir a estrada da santificação. Mas, com as coisas inócuas, inocentes, como o trabalho, o estudo, a música, os passeios, os esportes, as festas, o adversário poderá tecer uma rede fina, imperceptível, em que aos poucos o cristão vai se emaranhando nela.
Quando a escritura diz que "o mundo jaz no maligno", não diz que algumas coisas são perigosas e que outras poderão ser aproveitadas. Diz que tudo (o mundo inteiro) está sob ameaça do juízo de Deus e posto no maligno. Veja que há diferença se alguém lhe disser: "Você está envolvido com o comércio?" ou, "Você está envolvido com o tráfico de droga?" Todavia, não há diferença entre uma coisa e outra, se considerarmos o fato de que ambas fazem parte do mundo que está debaixo da condenação. Quando você lê os 12 capítulos do Eclesiastes, poderá observar que Salomão está avaliando toda atividade humana sobre a terra e as coisas que o coração humano tem desejado, reafirmando peremptoriamente, que tudo isso é vaidade e correr atrás do vento! Porque, na verdade, tudo que não é para a glória de Deus é, evidentemente, vaidade humana - ICo. 10.31. E Salomão tinha grande autoridade para fazer tais afirmações.
Precisamos estar alertas quando tocamos as coisas deste mundo. A pergunta que devemos estar fazendo é:
"Como isso afetará meu relacionamento com Deus?" Hoje, mais do que nunca, a fascinação do mundo sobre nossa vida é muito grande. A supervalorização da tecnologia, das ciências, das artes (da música em particular), dos prazeres sobretudo com fortes emoções, das festas, das comidas requintadas, dos lugares aprazíveis, das viagens, é estupenda! Esses assuntos roubam das nossas conversas todo louvor a Deus, toda edificação espiritual na mutualidade - Cl. 3.16-17.
Portanto, não é somente contra o pecado (expresso) que os santos deverão estar alertados, mas contra todas as formas utilizadas pelos dominadores (kosmocratas) deste mundo tenebroso, com o fim de nos tornar cativos do mundo corrompido, impossibilitados de viver para a glória de Deus. Simultaneamente, a globalização hoje desenvolve seu esquema mundial, centralizado no egoísmo, injetado ao coração humano no Edem, presente no mundo dos nossos dias em grande escalada.
Não podemos perder de vista o fato de que somos resgatados desse mundo de trevas e transformados em resgatadores (IICo.5.18-20) e cooperadores de Deus na obra da redenção. Aleluia!