1. OCBA foi o grande comandante das tropas árabes que dominaram o norte da África. Montado em seu cavalo, depois de haver conquistado toda aquela região, chegou ao estreito que, posteriormente, veio a se chamar Gibraltar, e fustigou o animal para atravessá-lo. O cavalo entrou na água até os joelhos, refugou e retornou. Ocba então voltou-se para os seus comandados e disse: "Para a conquista do continente do outro lado (a Europa), não me falta coragem; falta apenas terra debaixo das patas do meu cavalo." É essa intrepidez que tem faltado ao cristianismo, mormente nos nossos dias.
2. CAIO JÚLIO CÉSAR foi o grande general fundador do império romano. Foi ele que, a frente do invencível exército romano, expandiu o domínio de Roma ao redor do Mediterrâneo. Quando desembarcou com suas tropas na África, tropeçou e caiu o que para os romanos, superticiosos, significava sua derrota. Nessa ocasião, porém, fingindo que o incidente era intencional (como se estivesse abraçando o continente) disse: "Agarro-te África." Será que temos esse ardor expandindo o Reino de Deus?
3. BOABDIL foi o último rei dos mouros a ser vencido na Espanha, no pequeno reduto de Granada, uma bela cidade! O califa Boabdil, ao se retirar da cidade, foi para a montanha próxima de onde se podia ver a beleza que deixava para trás e as lágrimas rolaram por sua face. Disse-lhe, então, sua mãe: "Choras, meu filho, como mulher o que não soubeste conservar como homem." Ainda hoje, como lembrança desse episôdio, o cume da montanha conserva o nome poético: El Último Sospiro del Moro. Quais são os valores da nossa vida pelos quais lutamos até o final?
Nenhum comentário:
Postar um comentário