A vida que temos é uma grande dádiva do céu e todos temos recursos extraordinários em nosso ser. Geralmente, utilizamos menos que 15% daquilo que integra a nossa personalidade. Há, em nós, talentos que constituem nossa estrutura individual e dons, dotes, habilidades específicas, com as quais são brindados muitos dos seres humanos. Todavia, não nos esqueçamos, de que "aquele a quem muito foi dado, dele, muito será também exigido"- Lc.12.48.
O que deveria nos impressionar não são os artistas famosos, ou os ídolos arrebatadores de multidões, ou ainda os jogadores de futebol que faturam grandes somas; porque, na verdade, esses estão sendo badalados constantemente, em todos os lugares. Tudo lhes é facilitado! Mas,... os que devem chamar a nossa atenção, são os menos aquinhoados, as vidas que, em condições desfavoráveis, fazem toda diferença no meio-social em que vivem.
Assim foi a vida terrena de Jesus: nascido em uma estrebaria (Lc.2.6-7), filho de carpinteiro (Mt.13.55), criado em Nazaré (Jo.1.4-6), conviveu com publicanos e pecadores (Lc.15.1-2), andou em jumento - animal de carga (Zc.9.9) e foi crucificado (Gl.3.13); contudo, reestruturou a História dos homens e estabeleceu uma nova perspectiva de esperança à humanidade!!!
O segredo está em como tratamos as oportunidades que temos, a sabedoria com a qual tomamos nossas decisões, e a maneira como reagimos diante daquilo que nos é dado, seja isso algo favorável ou não. Por outro lado, o que vemos com frequência, são talentos soterrados na delinquência, oportunidades menosprezadas, reações negativas diante das alternativas da vida - Pv.4.18. Por essa razão, colocamos aqui dois magníficos exemplos a serem seguidos:
GUSTAVO DUDAMEL,
músico venezuelano que, não obstante ter sido criado em uma favela, veio a ser um grande maestro na atualidade, famoso e admirado na Europa e na América do Norte. Sendo regente da Orquestra Filarmônica de Los Ângeles (USA), sustenta e acompanha o projeto que estabeleceu em seu país (a Venezuela), ensinando música instrumental e vocal, para mais de 500.000 meninos e meninas carentes. Não é isso admirável?!
ANDRÉIA BUTHELLI,
que, na sua infância teve glaucoma nos olhos e, depois, jogando bola um acidente recebendo uma bolada no rosto, com o que ficou cego. Mesmo assim, formou-se em direito, anda a cavalo, de bicicleta, toca seis instrumentos e é o grande tenor, conhecido e aplaudido no mundo inteiro! Mesmo que o ser humano tenha limitações, deficiências, o que lhe resta ainda será um grande patrimônio! Sempre estamos diante de possibilidades de subir ou descer. Subir aos píncaros da graça do Senhor, ou descer às profundezas da escuridão e miséria do pecado. É lógico que descer é muito mais fácil, cômodo. Mas, a palavra de Deus é: "Levanta-te, resplandece, porque já chegou a tua luz (Sião) e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti" - Is.60.1. Que assim seja sempre em nossa vida!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário