sábado, 17 de abril de 2010

INEFICIÊNCIA


"O homem é pago pela ação e não pelo conhecimento armazenado. A sociedade brasileira tem apenas 2% de pessoas realmente eficientes; 98% seguem o curso do rio, como manada, fazendo (com ineficiência, o mais das vezes) o que os outros fazem". Esta foi a afirmação de um sociólogo, estudioso dessas questões, fazendo uma preleção. No momento fiquei estarrecido e achei que seria um pouco de exagero. Contudo, passados alguns dias, fui ao INSS acertar as contribuições que estavam dois meses em atraso. Chegando à agência, luxuosa, acarpetada, arcondicionado, supermoderna (primeiro mundo), lá estavam, a entrada duas jovens que faziam os serviços mais corriqueiros e, logo viram que o meu caso seria para o atendimento delas. Tinham a sua disposição um computador e começaram a digitá-lo; mas, via-se, claramente, que estavam baratinadas, confusas, porque uma tentava corrigir a outra e assim, no aguardo de uma solução, fiquei ali por uns 10 a 15 minutos. Finalmente, disseram-me que não seria possível resolver o meu caso ali e que eu deveria pegar mesmo uma senha, 283, e aguardar uma das atendentes - e eram muitas, umas dez! Ainda bem que havia uma poltrona macia a disposição e lá fiquei por uns 40 minutos. Quando o painel eletrônico apontou a minha vez, indicondo-me o número da atendente, lá fui eu com meu carnê de contruinte para os devidos cálculos. A funcionária fez o levantamento e registrou-os no formulário. A seguir, indicou-me ao lado um posto do Banco do Brasil, onde o montante poderia ser pago. Para lá me dirigi. A caixa (também jovem) olhou um tanto extasiada para o carnê e perguntou-me: "Quem fez esses cálculos para o senhor?" Disse-lhe: foi a funcionária do INSS; por que?Não está correto? Respolndeu ela: "Nem um pouco; está tudo errado isso aqui". E, ela mesmo fez as correções devidas. Diante disso, saí de lá concordando com as colocações do sociólogo. Somos um país de muitas ineficiências. Ineficiências no governo, nas escolas, na saúde, na segurança pública, em preservar o que é de real valor e enxergar até mesmo a corrupção que está destruindo o país. Será que também na Igreja há ineficiência? Não tenha dúvida.Deus tenha misericórdia de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário