sábado, 26 de março de 2011

O PERIGO DAS ORAÇÕES MÁGICAS

         
        "Um dos efeitos colaterais do evangelho da prosperidade material é que ele prende as pessoas num nível superficial, ou até mesmo ausente de intercessão. O máximo que as pessoas se envolvem é com suas próprias necessidades financeiras e com seus problemas pessoais. Dessa forma é que alguns deixam de ser abençoados e até prolongam seu sofrimento. Jó só teve sua situação restaurada quando tirou os olhos de si mesmo e intercedeu pelos amigos acusadores. Foi através da intercessão que o seu cativeiro foi revertido.
          Uma vida de oração voltada apenas para as necessidades pessoais pode traumatizar o dom da intercessão da Igreja. Esta ênfase de satisfazer caprichos pessoais, em detrimento das verdadeiras conquistas do Reino, tem produzido pessoas ineficientes na batalha espiritual e embotado o crescimento qualitativo da Igreja.
          Precisamos mais que uma oração mágica de um "superpastor" que tudo o que consegue é apenas viciar as pessoas numa fila de oração. As pessoas estão acostumadas a transferir seus problemas e responsabilidades para os outros, e a forma como as tratamos só reforça essa situação. A pregação do evangelho que centraliza as necessidades humanas e não a cruz e o senhorio de Cristo está corrompido pelo humanismo secular. Dessa forma, podemos entender a estranha advertência que Jeremias recebeu de Deus:
         "Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes; pois eu não te ouvirei" - Jr.7.16....
          Deus não se sensibiliza com nossa autopiedade, ou com uma atitude de subjugamento espiritual, por mais que estejamos sofrendo. Esse sofrimento, muitas vezes, é a forma de Deus enfatizar um chamado a um posicionamento espiritual para o qual estamos ensurdecidos, ou até mesmo que escolhemos ignorar. Deus se move por princípios. A oração precisa ser amparada por uma coerência com os princípios do Reino de Deus.
         "Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós será feito" - Jo.15.7"....

(Marcos de Souza Borges - Coty) do livro "Avivamento do Odre Novo".

Um comentário: