quinta-feira, 7 de abril de 2011

AS CRISES NO CONTEXTO SOCIAL

         
          Não é preciso ser um especialista para ver que a família moderna está em profunda crise. O nosso distanciamento dos propósitos de Deus tem nos levado às grandes desilosões do momento. Agora mesmo, estamos perplexos, com os acontecimentos do Rio de Janeiro, em que uma escola do bairro Realengo foi invadida por um atirador celerado, matando e ferindo alunos e funcionários.
          A falta da verdadeira comunhão com Deus (não religiosidade - isso temos por todos os lados), consequentemente gerando a falta de fé e amor regeneradores, tem nos levado à uma vida conjugal extremamente frágil que desemboca, evidentemente, em deficiências do relacionamento dos casais e na educação de seus filhos. Resumindo, temos a sociedade mergulhada em carências e conflitos, lançando-se por caminhos ínvios e imprevisíveis.
          Desde o "ficar" até o namoro inconsequente, do compromisso de morar juntos até o encontrar-se esporadicamente, da troca de parceiros aos acompanhantes ocasionais, dos companheiros e companheiras do mesmo sexo até às orgias de grupos, tudo isso tem sido buscado por essa sociedade doentia que não consegue, por si mesma, os valores fundamentais e imprescindíveis para a vida com significado. Como disse alguém: "O homem tenta viver sem Deus, mas não consegue viver sozinho".
          Estamos no caminho da degeneração e autodiluição da sociedade humana. Alguns já estão até mesmo defendendo a tese de que família é coisa do passado, que é instituição problemática, inviável, e que a harmonia do lar não passa de quimera, ou sonho irrealizável. Por isso tudo, já se pensa até na liberação total do sexo (de maneira animalesca), num relacionamento social interpessoal sem as bases institucionais da família, isto é, num "salve-se quem puder".
          O que é trágico, nisso tudo, é que até mesmo as igrejas (que se dizem cristãs), inconscientemente, vão paulatinamente assimilando esse estado de coisas. Temos em nossas mãos o antídoto, o remédio para a reação necessária frente ao progresso do mal e, no entanto, não estamos reagindo conforme deveríamos. Logicamente, esses males não chegam tão rapidamente ao nosso meio; todavia, sorrateiramente vão penetrando, minando aos poucos nosso ambiente, em consequência da nossa passividade e vulnerabilidade.
          Será que o evangelho está falhando!!!??? Será que não podemos obter vitória diante dessa luta? Não será mais possível vencer o mal com o bem? O poder das trevas tornou-se mais eficiente que o poder da luz? O egoismo, porventura, triunfará sobre o amor? Não é a fé superior a incredulidade? Certamente que sim, em Cristo somos mais que vencedores, somos a luz do mundo, temos a fé que vence... e vence o mal com o bem. Em Deus está a nossa força e tudo quanto precisamos.


Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Rm.8.37-39

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Rm. 12.9-21

A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
Rm.13.12-14

Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus,atendendo sempre a isto mesmo.Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
ICo.13.4-13

Portanto, não sejais seus companheiros.Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);Aprovando o que é agradável ao Senhor.E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.Ef.5.7-12

E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,Hb.11.39

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.IJo. 1.7

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
IJo.5.4-5


Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-teIITm.3.1-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário