segunda-feira, 6 de setembro de 2010

COMO REAGIR EM CASO DE ASSALTO:


Há cinquenta anos atras, seria um absurdo uma proposição como esta. No entanto, no contexto em que vivemos hoje, temos que estar previnidos até para o inimaginável.
Para o contato com o "mundo posto no maligno" (IJo.5.19),Jesus recomendou: ".../Sejam astutos como as serpentes e simples como as pombas - Mt.10.16. Se é assim, devemos entender que é quando nos encaixamos nessa sabedoria de Deus que, evidentemente, contamos com a proteção dele em nossa caminhada - Js.1.5. Então, "se Deus é por nós, quem será contra nós" - Rm.8.31.
O conselho das autoridades constituidas é que não devemos reagir com violência, nesses momentos, em que o pretenso raptador tenta impor condições para tirar nossos bens. Essa foi também a palavra de Cristo, 2000 anos atrás, quando disse: "Não resistam ao perverso". Todavia, algo a mais o evangelho nos ensina, quando complementa essa expressão, dizendo: "Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra; se alguém quiser tirar-lhe a blusa, ofereça-lhe também a capa - Mt.5.39-40.
Esse é geralmente um momento de muita pressa e de muito medo. O assaltante procura ser rápido, intimidando a vítima o tempo todo, com arma em punho e palavras de humilhação e imposição. Contudo, nós os que já fomos redimidos, estaremos em melhores condições, nesse momento. Já fomos libertos do medo da morte (Hb.2.14-15, ICo.15.31)e, unidos a Cristo, temos nele nossa vida assegurada - Jo.11.25-26. Vejamos o que ele próprio nos diz: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma"-Mt.10.28. E, também, porque não pomos o coração em nossos haveres (Sl.62.10, IJo.2.15-17), sabendo que "...a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" -Lc.12.15. Por isso, nem prata, nem ouro, nem casa, nem carro, nada disso constitui a razão do nosso viver.
Portanto, ainda que você esteja numa Ferrari novinha, numa camioneta Hillux zero, ou numa moto Honda 1200CC, se o assaltante chegar em você, arma na mão, dando voz de assalto...nesse momento...tenha toda calma do mundo!... E acalme o seu agressor. Demonstre claramente que você irá colaborar com ele e dê-lhe instruções sobre os documentos do veículo, diga-lhe que o tanque está cheio, ou coisas dessa natureza. Termine dizendo: tudo que está em minhas mãos pertence a Deus e eu também sou dele.
Sobre tudo, creia nas palavras: "Se o teu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem" -Rm.12.20-21.
Nas primeiras viagens missionárias pelo Brasil, tempo em que havia perseguição aos "protestantes", um servo do Senhor ia em seu cavalo atender um dos seus campos, quando foi abordado por um jagunço que saiu do mato e, de espingarda na mão, bloqueou-lhe o caminho: "passa pra cá todo o seu dinheiro". O missionário, sem demora, entregou-lhe a carteira e o caminho foi liberado. Quando saiu dali, a certa distância, viu o pregador que havia num outro bolso mais algum dinheiro e, esbarrando o cavalo, gritou ao salteador: você pediu-me todo o dinheiro e, não fui suficientemente honesto, quero entregar-lhe o restante. O assaltante ficou tão impactado com a atitude do pastor que devolveu-lhe todo o dinheiro, dizendo:"nunca encontrei alguém que agisse dessa forma".
Mesmo que estejamos objetivamente sob o domínio de um assaltante, não estamos em suas mãos, porque somos do Senhor. Fomos comprados e resgatados pelo sangue da cruz e, por isso mesmo, nem somos de nós mesmos - ICo.6.19-20. O fato é que Deus nos tomou para si, dando-nos a condição de filhos, tornando-se efetivamente nosso Pai. Agora, até os nossos cabelos estão contados - Mt.10.30-31. Esse relacionamento está alicerçado no amor eterno e nada, nem ninguém, absolutamente, irá nos separar desse amor, em Cristo Jesus - Rm.8.31-39. Louvado seja para sempre o nosso Pai!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário