quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CRER E PENSAR


1. Toda expressão do pensamento é imperfeita e todas as revelações de Deus, até agora (mesmo que suficientes para nossa salvação), são incompletas - ICo.13.9-10.

2. Se nós apenas cremos naquilo que enxergamos com os olhos da cara, muito pouco temos em que podemos crer de fato. A realidade de todas as coisas é invisível; portanto, muito mais realidade existe por detrás aquilo que vemos com os nossos olhos - Lc.17.20-21, Jo.20.26.

3. O Deus verdadeiro, Criador, é Espírito puro que não se localiza; é unipresente, ubíquo que, por isso mesmo, não depende de movimento para se fazer presente em qualquer lugar, em que sua presença se faz necessária em operosidade. Puro e simplesmente,  ele replena com sua presença o universo todo e, em todos os lugares ele é o mesmo em plenitude - IICr.2.6, Sl.139.1-12, Jr.23.23-24, Jo.4.23-24.

4. As manifestações visíveis de Deus, registradas na Bíblia, foram feitas por meio de figuras representativas ou em liguagem humana, como se Deus fosse semelhante ao homem (o inverso é que é verdadeiro), atribuindo ao Senhor formas humanas (antropomorfismo), ou sentimentos de homem (antropopatismo). A Bíblia é peremptória em afirmar que "Deus não é homem" (Nm.23.19). Todavia, o Deus invisível se tornou visível através do Filho, quando este se fez carne e habitou entre nós - Cl.1.15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário