quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ELE SÓ VIU O NATAL.....

"ELE SÓ VIU O NATAL"
19/12/2010
Pr Marcelo Gomes
Quando completaram-se os dias determinados para a purificação, José e Maria levaram o menino Jesus ao templo de Jerusalém para consagrá-lo ao Senhor. Ali estava um homem chamado Simeão, a quem o Espírito Santo revelara que não morreria sem antes ver o Messias. Quando viu o recém-nascido, tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo” (Lucas 2:21-32).
Simeão não viu nada além daquele bebê. Não viu o menino, aos 12 anos, discutindo com os doutores da lei; nem o batismo, por João, no Jordão, onde o Espírito Santo desceu sobre o homem Jesus em forma corpórea de pomba; nem as curas, os exorcismos e a mensagens maravilhosas que pregou; nem as multiplicações de pães; nem o andar sobre as águas; nem a prisão, ou a cruz, ou a ressurreição. Ele só viu, pelo menos até aquele momento (e certamente não viu muito mais para além daquele momento), o natal. E foi com os olhos fitos no natal que disse o que o “ouvimos” dizer, ainda hoje.
A atitude de Simeão diante do recém-nascido Jesus nos ensina as lições que o natal nos revela dois milênios depois:
1. Natal significa que o passado faz sentido e que Deus cumpre suas promessas. Nenhuma delas foi esquecida ou ignorada. Nada aconteceu ou acontece por acaso. O nascimento de Jesus evidenciou-nos um Deus que está no controle da história e que realiza seus propósitos na história. Apesar das circunstâncias adversas. Apesar das atrocidades que os homens são capazes de cometer. Natal significa que não há luta que não cesse, nem problema que sempre dure. A vida tem sentido. Não somos um acidente ou um engano. “Podes despedir teu servo, como prometeste”.
2. Natal significa que o presente é oportunidade e que Deus é poderoso para salvar. Somos amados e podemos nos entregar totalmente em suas mãos. Podemos descansar em sua graça e cuidado. Natal significa que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho. Não há outra razão para que se disponha à encarnação e à habitação neste mundo. Apenas eu e você. Somos muito amados. “Meus olhos já viram a tua salvação”.
3. Natal significa que o futuro está garantido e que Deus nos aguarda em seu Reino. O horizonte está descortinado diante dos que crêem. A esperança está de volta. Não precisamos temer a morte, pois o nascimento de Jesus é a inauguração do caminho pelo qual a vida triunfa sobre a morte. “Podes despedir, em paz, o teu servo”.
Ele só viu o natal. E conseguiu enxergar tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário