quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

COMO É BOM CHORAR

        Sei bem o que é tentar encontrar um lugar onde chorar à vontade. Quantas vezes, durante anos que me foram difíceis, eu procurava um lugar onde pudesse orar e chorar, no meio da noite ou num lugar obscuro qualquer. Se todas as lágrimas que rolaram pelo meu rosto fossem recolhidas, seriam, por certo, alguns baldes.
          As lágrimas são parte necessária do tratamento da dor e esta, por sua vez, tem efeitos benéficos sobre o nosso coração. As lágrimas são também grande recurso, quando as comoções se avolumam a ponto de transbordar as comportas do controle emocional. Em dois incidentes registrados no Novo Testamento, Jesus chorou. Quando diante do túmulo de Lázaro e vendo as lágrimas dos familiares e amigos, diz-nos o texto que Jesus se comoveu e chorou - Jo.11.33-35. Noutro momento, foi quando avistou Jerusalém, aproximando-se dela e, essa visão da cidade o levou a refletir sobre a incredulidade que, naquela conjuntura, pairava sobre aquela população - Jesus chorou - Lc.19.41-44.
          As lágrimas do Senhor Jesus deram legitimidade às nossas lágrimas, mormente quando estamos diante de propósitos elevados, em contigências adversas, nas perplexidades da vida, ou nos píncaros das emoções. O Salvador nos demonstra que chorar (em dados momentos) não é fraqueza como querem alguns, nem coisa imprópria para a verdadeira masculinidade. Chorar é bom, é válvula fornecendo alívio e tirando o peso da nossa alma, é manifestação da sensibilidade, é a demonstração inequivoca de humanidade. "Bem-aventurados os que choram..." Mt.5.4.
          Tenho, muitas vezes, ponderado as palavras de Davi que passou por muitas lágrimas, tendo como causa a perseguição de homens maus, os que lhe caluniavam, que procuravam até mesmo tirar-lhe a vida. Estas são suas palavras: "Os meus inimigos pressionam-me sem parar; atacam-me arrogantemente"- Sl.56.2;
"Todos os dias torcem a minha palavra, estão sempre tramando para me prejudicar, ficam à espreita vigiando meus passos, na esperança de tirar-me a vida"- Sl.56.5-6.
          Será que o Senhor tomava conhecimento dos maus tratos que Davi recebia dos inimigos? Vamos observar quais eram suas petições: "Registra as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre, não estão elas no teu livro?"- Sl.56.8. Davi acreditava que suas lágrimas eram como que colocadas em uma vasilha por Deus, eram registradas em livro especial, estariam na lembrança daquele que tem o controle de tudo.
          Gosto de pensar que, se o Senhor fez isso por Davi, fez isso também por mim. Não chorei em vão. Aquelas lágrimas, quentes e sofridas, não passaram despercebidas daquele que tudo vê - Sl.33.13-15. Portanto, meu amigo, minha amiga, você pode chorar intensamente sua dor na presença do Senhor. Por certo, suas lágrimas Ele as guardará como perfume precioso aos seus próprios olhos. Se o sangue dos justos,
desde Abel, fala, clama por justiça (Gn.4.10, Hb.12.24, Ap.6.9-10), são como libação perante o Senhor, eu creio que também as nossas lágrimas são aromas trescalantes, na presença do nosso Deus. Louvado seja, para sempre, o nosso Deus!


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário