quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EDUCAR - O GRANDE DESAFIO


1. Não confundir criar com educar. Nós podemos criar galinha, cachorro, gato, coelho e, até mesmo esses animais assimilam uma certa "educação", a qual chamamos de adestramento. Para quem nos diz "eu criei 10 filhos" nós poderíamos perguntar: e quantos foram educados?

2. Educar é repassar PRINCÍPIOS e transferir RESPONSABILIDADES. É preparar o ser humano para se conduzir, de maneira voluntária, tendo dentro de si motivação para andar pelo caminho do bem, sabendo cuidar de si mesmo e se relacionar responsavelmente com Deus, com as pessoas e com o mundo que o cerca.

3. As pessoas que ajudam nos cuidados com crianças (babá, empregada, avós, padrinhos, tios) precisam estar em harmonia com a disciplina aplicada pelos pais. Do contrário, a criança que é autolegislativa, irá optar por aquilo (ou aquele) que lhe for mais cômodo e agradável. Devemos pensar: "Qual é o selo de qualidade que estamos colocando em nossos filhos?"

4. Se formos capazes de repassar uma educação de princípios aos nossos filhos, e esses princípios no tempo próprio forem de fato assimilados, poderemos como pais descansar. Esses filhos carregarão consigo mesmo, internamente, uma consciência iluminada e jamais poderão se desvencilhar dela. Devemos cuidar para que sejam bem sucedidos na vida profissional e como filhos de Deus.

NOTA: Agostinho disse: "Ensina o homem amar e dá-lhe plena liberdade". (Amar, logicamente, o amável, o que deve ser amado)

Um comentário: