sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ONDE ESTÁ A NOSSA FÉ?

        
         Antigamente, o poder de uma nação, muitas vezes, estava no número de cavalos e carros que possuia para os momentos de guerra. Assim foi que Salomão chegou a ter 40.000 cavalos e 12.000 cavaleiros (IRs.4.26), e ainda 1.400 carros de guerra (IRs.10.26), poderio que impressionava qualquer visitante, como foi o caso da rainha de Sabá.
          Hoje, os países demonstram sua supremacia por meio do poder bélico, mas também através da tecnologia avançada, dos recursos que estão disponibilizados aos seus cidadãos. Os americanos (USA) dizem com um certo orgulho: "As nossas viagens são, na sua maior parte, através de avião. Enquanto o Brasil tem apenas 4% das suas viagens por meio aéreo, nós temos 60% das nossas viagens por esse meio."
          Quanto mais os recursos são disponíveis a nós, mais dificuldades temos em crer em Deus e nas suas providências. Foi por essa razão que Cristo disse ser mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico (de possibilidades terrenas) entrar no reino de Deus - Mt.19.24. Quando, de súbito, nos vem uma doença, lembramos do telefone, do carro, do pronto socorro, do plano de saúde, do médico, dos remédios; e de Deus, somente em última instância, se os meios anteriores falharem.
          Há poucos dias, estávamos em uma clínica que faz tratamentos cardiológicos, e muitos ali esperavam para serem atendidos. Nisso, houve um "black-aut" na energia e tudo ficou desativado: aparelho de raio x, de eletrocardiograma, de ressonância, esteira, computadores. Os pacientes foram sendo dispensados e, um dos atendentes tomou a palavra para dizer a todos: aqui, sem energia, não se faz nada. Então fiquei a pensar: quão precários são esses dispositivos, nos quais colocamos a nossa fé!!! Nem mais confiamos no homem, na sua capacidade de superar barreiras; porque, no passado, uma caneta esferográfica fazia o trabalho de um computador e os médicos eram clínicos somente pela audibilidade e "olhômetro"!
         Será que a nossa segurança está mesmo na energia elétrica, na tecnologia? Será que ainda são válidas as mensagens de Jr.17.5, Sl.20.7, Sl.33.17, em pleno século XXI? Quem realmente pode, tem condições, para guiar os nossos passos (Pv.20.24), e sabe até mesmo quantos são os cabelos da nossa cabeça - Mt.10.30? Não estavam os Estados Unidos com a mais primorosa tecnologia do mundo, quando foram atacados o Pentágono e as Torres Gêmeas? Quem, até hoje, ofereceu-nos condições para fazermos (como o salmista) a seguinte afirmação: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo;..." (Sl.23.4). Quem??? Onde está alicerçada a nossa fé? Pense nisso!!!
          
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário