sexta-feira, 24 de junho de 2011

COMO RESOLVER UM PROBLEMA

          HÁ TRÊS MANEIRAS PELAS QUAIS BUSCAMOS RESOLVER OS PROBLEMAS:
          1. O primeiro caminho é aquele pelo qual os animais tentam resolver sua diferenças. Como são considerados irracionais, porquanto são desprovidos de uma racionalidade bem desenvolvida a semelhança dos humanos, seus recursos são bicadas, ferroadas, dentadas, picadas, marradas, manotadas, chifradas, coices, isto é, quase sem exceção, toda ação está calcada na violência, na força bruta. Infelizmente, muitas vezes o ser humano também segue por esse caminho, deixando de ser homem e por meio de chutes, pontapés, murros, se identifica com os irracionais. Isso estamos comumente vendo hoje nas escolas, no trânsito, nos campos de futebol e até nas assembléias legislativas. Já é sabido de todos que, por essa via, nada se resolve; antes, pelo contrário, o resultado é sempre o mais fatídigo possível, qual seja, o agravamento do problema.
          2. O segundo meio utilizado, e talvez o mais comum, é o recurso da justiça humana estabelecida. Por esse meio, quando há um determinado conflito que não possa ser resolvido pelas partes, este deverá ser levado ao conhecimento dos magistrados (autoridades jurídicas) para que seja instaurado processo judicial,
e assim o problema possa ser equacionado. Depois de inquiridos os fatos de ambos os lados, de acarear as testemunhas, de montar toda a documentação, os autos do processo, o juiz designado vai julgar e
proferir a senteça sobre a questão. Tal veredito, por mais que seja feito com retidão, imparcial, equânime, mesmo assim traz sempre  descontentamento às partes, nunca é de todo satisfatório, principalmente porque a veiculação disso tudo é puramente humana, mesmo que as leis estejam sempre sendo aperfeiçoadas. Nós, seres  humanos, somos inperfeitos!!!
          3. O terceiro caminho a ser seguido para a solução de um problema foi-nos apontado por Deus. Portanto, é divino, não é humano. E, como sempre os caminhos de Deus são singelos, descomplicados e ao alcance de todos, esse também está disponibilizado a todos. É o caminho da confissão do pecado, do ressarcimento, do perdão, da expiação da culpa, da iluminação que advém pela luz meridiana da verdade de Deus, do amor que, aplicado às nossas vidas, cicatriza todas as feridas ainda que latejantes. E, uma cicatriz nos faz lembrar o que aconteceu, mas não dói. E, o problema só estará verdadeiramente tratado quando não fica mais dor, nem culpa, nem medo, nem vergonha, nenhuma dessas sequelas traumáticas. Somente dessa forma estaremos totalmente libertos, para viver com alegria a liberdade dos filhos de Deus. Aleluia!!!
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário