segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O PROFETA CHORÃO


Jeremias, filho do sacerdote Hilquias, da cidade de Anatote, tem sido denominado de "Profeta Chorão", ou profeta relutante (por tentar desistir da missão profética), ou ainda profeta solitário, por ter recebido ordem para não se casar - Jr.16.2. No entanto, por mais de 40 anos, proclamou o juízo de Deus sobre a nação de judá.Sua palavra foi de advertência aos judeus, repreensão aos falsos pastores (reis, sacerdotes e profetas) e, sobretudo, predições sobre a destruição de Jerusalém  e os setenta anos de cativeiro babilônico. Esporadicamente, direcionou suas profecias contra as nações hostis a Israel, finalizando seu livro com as promessas de restauração final ao povo de Deus.Começou com seus veredictos aos 20 anos de idade, em 627 a.C.,no reinado de Josias, com quem manteve um bom relacionamento. Mas, depois da morte desse rei, a oposição ao seu ministério tornou-se extremamente ferrenha. Foi amarrado a um tronco (20.2), ameaçado de morte e, depois, preso em um cárcere(28.8,11/32.2-3/37.15-16); foi ainda jogado dentro de uma cirterna(38.6), proibido de ir ao templo(36.5), suas profecias foram destruidas pelo rei Jeoaquim(36.26), tendo sido depois reescritas por Baruque - 36.27-28.Por isso tudo, tornou-se rejeitado por seus vizinhos (11.18-23), por sua própria família(12.6), pelos demais sacerdotes e profetas (20.1-2), por seus amigos (20.10), pelo povo todo (26.8), incluindo o rei - 36.23. Contudo, nada disso arrebatou-lhe das mãos a bandeira de profeta do Senhor que empunhava!Lamentações é uma continuação do livro de Jeremias. O tema é uma série de elegias em forma de acróstico, escritas como se fosse para um funeral nacional, visto que descrevem a tomada e a destruição de Jerusalém.Na septuaginta (*), encontramos a seguinte introdução a essa parte: "E sucedeu, depois, que Jerusalém foi levada ao cativeiro e Jeremias se sentou a chorar e a lamentar, e lançou seu lamento sobre Jerusalém".A verdade é que Jeremias amava profundamente o seu povo; contudo, trazia sobre si a incumbência da palavra profética em descrever o horizonte sombrio que se avizinhava de Judá. Apesar de tudo isso, pode também prognosticar a restauração da nação judaica. Um dia o seu povo iria voltar do cativeiro (30-33), para a reconstrução do que fosse desmatelado pelo inimigo. E não somente isso; Jeremias estende suas predições a um nova aliança, em que a graça suplantaria a lei em eficiência, no soerguimento do Israel de Deus. Ao Senhor de toda terra sejam dadas: honra, glória e louvor para todo o sempre!
(*) Septuaginta: Versão grega, do Velho Testamento da Bíblia, feita no Egito, entre 285 a 250 a.C., segundo a tradição por 72 sábios judeus, 6 de cada tribo, em 72 dias (daí o nome septuaginta), a pedido de Demétrio Falário, bibliotecário do rei. Possivelmente, tenha sido essa a versão da Bíblia, usada por Cristo (Lc.4.16-21 e 16.29) e nos dias apostólicos (At.8.30-35).

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