sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DR.ALBERT SCHWEITZER:


         Você já ouviu falar desse homem? O Dr. Albert Schweitzer nasceu na Alçácia, Alemanhã, em 1875, tornando-se detentor de três doutorados (Teologia, Filosofia e Musicologia), vindo a ser professor na famosa Universidade de Cambridge.
          Era considerado,no seu tempo, o melhor intérprete de Sebastian Bach, ao piano ou como organista. Contudo, o que de fato o notabilizou e lhe trouxe o "Prêmio Nobel da Paz", em 1953, foi a decisão de deixar sua cátedra como professor e, aos 40 anos, foi estudar medicina, para, como médico-missionário, embrenhar-se nas florestas do coração da África.
          Enquanto na Europa ocidental, milhares de pessoas morriam nos horrores da segunda guerra mundial, o Dr. Schweitzer, nas entranhas das selvas equatoriais africanas, salvava nativos  condenados a morrer, pelas contaminações tripanossômicas.


          Seu primeiro hospital foi um galinheiro (naturalmente remodelado) e seu enfermeiro foi um nativo, homem simples, por ele mesmo treinado para isso.
          Tudo isso se deu em sua vida, inspirado no texto de Mt. 25.35-40, em que Jesus diz: " Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram". Então os justos lhe responderão: Senhor, quando isso tudo aconteceu? "E o Senhor responderá: o que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos, a mim o fizeram".


          Quando jovem, rescém-convertido, li seu livro "Entre Águas e Selvas" que não era outra coisa, senão,
seu diário envolvendo sua viagem ao continente africano, o início do seu trabalho ali, e sua estada à frente do hospital em Lambarene, nas proximidades do Rio Ogoval. Quanta inspiração recebi, lendo aquele eloquente documentário!
          Hoje, estou lendo, com vagar (porque não é fácil penetrar nas colocações feitas por esse homem iluminado), suas obras teológicas: "A Busca do Jesus Histórico" e o "Mistissísmo de Paulo".

 O homem das ciências teo-filosóficas tem seus vôos alcandorados, porque é sempre um inquiridor, um investigador. E é bom que, de quando em vez, apareçam esses paladinos das alturas e das profundidades. Não podemos criticá-los se, porventura, se percam um pouco em seus próprios vôos, embaçados na luz da amplidão. As ciências são ajustadas ao longo dos anos, no seu próprio percurso.


          O que sempre nos impressionou, é que o Dr. Albert sempre foi capaz de tranzitar entre a intelectualidade mais profunda, a arte musical e literária mais apuradas e, com tudo isso, irmanar-se com carentes e necessitados, como o próprio Senhor Jesus. Admiramos os talentos, os dons, as realizações, todas reunidas em um só homem. Porém, mais que isso, vemos o alcance da amplitude da graça de Deus, em uma vida que disponibilizou-se para obedecer e servir ao Senhor. Louvado seja o nosso Deus!




2 comentários:

  1. Paz seja contigo amado,
    Enquanto lia, estava pensando: será que eu não tenho vivido demais na minha zona de conforto? Obrigado pela mensagem reflexiva sobre meus trabalhos em prol do Senhor e do próximo.
    Deus o abençoe, convido-o para visitar meu blog
    http://sercristaoemaravilhoso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Caro pastor Orlando,

    Obrigado por me convidar para visitar seu blog. Gostei muito desse texto. Homens como o Dr. Albert são homens que o mundo não é digno.

    Irei segui-lo a partir de hoje. Deus te abençoe!

    Se quiser conhecer meu espaço, o endereço é www.pinguimgospel.blogspot.com

    ResponderExcluir