quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O VERBO SE FEZ CARNE


Esta é uma expressão do evangelho - Jo.1.14. Lacônica, sintética, mas de alto significado. Jesus é a segunda pessoa da triunidade de Deus, com a função de revelar, manifestar e comunicar ao mundo os propósitos do Senhor Deus. No momento da criação de todas as coisas, lá estava ele acompanhando tudo e agindo naquilo em que lhe competia, de modo que nada foi feito sem ele - Jo.1.1-3,10. No tempo do Antigo Testamento, muitas foram as manifestações de Jesus, comunicando-se com os homens por voz audível, apresendando-se como se fosse um anjo (nas chamadas teofanias), um ente iluminado e cheio de resplendor, porque ele é o Verbo, cuja função é tornar concretamente visível o Deus que, de outra forma, seria totalmente invisível. Então,na velha despensação, ele fez-se anjo, fez-se ente cheio de luz; mas, no Novo Testamento ele fez-se carne, isto é, tomou a forma humana, veio tabernacular conosco. Deus habita entre os querubins e assim sua presença era representado na arca-do-concerto, no tabernáculo. Do alto da montanha Sinai ele se transferiu para o meio do seu povo - Ex.40.33-35, por meio de figuras representativas. Agora não; numa humilde estrebaria, ele se coloca na posição do homem, do menos favorecido, para alcançar a todos. O importante no Natal não é comemorar o aniversário de Cristo; mas, por sua vinda-vida-morte e ressurreição, temos a implantação do Reino de Deus no mundo e o fato de que, nele, em Cristo, participamos desse reino e retornamos a ser filhos de Deus - Jo.1.12-13. É essa a nossa alegria. Louvado seja o nosso querido Deus!Com esta palavra, queremos abençoar todos os nossos companheiros, seguidores deste BLOG, desejando-lhes as mais ricas bênçãos neste NATAL e fim de ano, bem assim aos familiares e pessoas do seu relacionamento. "Alegrai-vos sempre no Senhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário