terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS:


O mais recente relatório de religiosos é do "perfil demográfico dos presbiterianos", publicado pela Igreja Presbiteriana dos E.U.A. e revela que, apenas dois entre cinco membros (39 por cento) afirmam que "somente aqueles que seguem Jesus Cristo podem ser salvos". Para os pastores o valor cai para 33 por cento.
Estes resultados foram obtidos a partir do levantamento inicial, para  um Painel da  Igreja Presbiteriana 2009-2011. Foram enviados questionários a mais de 5.000 presbiterianos naquele país, entre outubro e novembro de 2008. Os que responderam ao inquérito foram contactados durante 3 anos consecutivos. Este painel foi criado em 1973, com o objectivo de recolher informações sobre as práticas, crenças e opiniões dos pastores e membros da Igreja Presbiteriana na América.
O baixo percentual de presbiterianos que acreditam que só Jesus salva corresponde a 43 por cento; estes não concordavam com que "todas as religiões do mundo são igualmente boas maneiras para ajudar as pessoas a encontrar a verdade".
No entanto, como um paradoxo, a maioria dos inquiridos acredita que ,"para o homem, a única verdade absoluta é Jesus Cristo", atingindo 60 por cento em nível global, 68 por cento entre os idosos e 66 por cento entre os pastores. Tal pesquisa, portanto, não é assim tão confiável.
Perda de filiação
Os resultados são divulgados em um momento em que a Igreja Presbiteriana dos E.U.A está experimentando contínua perda de adesão. Muitas congregações têm desagregado muitos membros e, a queixa principal foi a decisão do supremo órgão legislativo de não ratificar ,em 2001, que a obra de Jesus é o único caminho para a salvação.
Outra decisão que abalou presbiterianos norte-americanos foi a ordenação de pastores gays. A proposta de eliminar a exigência do pastorado "fidelidade dentro do convênio do casamento entre um homem e uma mulher, ou a castidade no celibato" teve uma rejeição enorme. Cerca de 40 por cento dos membros e quase a metade dos pastores rejeitaram a proposta. Por isso ,devemos entender que a Igreja (Corpo Vivo) é Cristo+crática e não demo+crática.
Fonte: Protestante Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário