segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VIDA COM SIGNIFICADO

         
          Que seria da nossa vida neste mundo se não houvesse a possibilidade do amor? Não haveria razão para estarmos aqui. Nada mais justificaria a existência de um universo tão grande, das galáxias gigantescas, dos múltiplos sistemas solares, do brilho das estrelas, da dinâmica dos planetas e cometas, da infinitude do espaço sideral.
          Tudo que é belo, encantador, foi motivado pelo amor. Por essa razão, diz Langston em sua teologia sistemática: "Em santo amor Deus criou, governa e sustenta todas as coisas". Podemos também dizer que o amor tem como resultante, na vida humana, a família, o trabalho, as ciências, a poesia, a pintura, a música  e todas as suas mais nobres realizações.
          Em contra posição, onde há miséria, espírito amargurado, acabrunhamento, lar desmantelado, criança abandonada, igreja dividida, está, indubitavelmente, a falta do amor verdadeiro. O amor é, sem dúvida, a maior força construtiva neste universo! Portanto, se encontramos alguém que não se sinta amado e já não tenha mais motivação para amar, saibamos que, tal pessoa, não está distante do suicídio e precisa urgentemente de tratamento.
          Carlos Drumond de Andrade, importante escritor brasileiro, morreu no dia 18 de agosto de 1987. Com a partida de sua filha, treze dias antes de sua morte, chegou a dizer que não valia mais a pena viver. Foi internado e, quando a infermeira veio para atendê-lo, ele disse-lhe: "Prepare-me uma boa e infalível dose de enfarto". E, nessa pusilanimidade de espírito, logo veio a falecer.
          A verdade é que quando não encontramos valor algum em nossa própria vida, também não valorizamos a vida de ninguém. Há poucos dias, aqui em Maringá, alguém tirou a vida de um seu "amigo"(foi o que disse ao reporter) porque tal pessoa lhe devia R$ 35,00 e não lhe pagava!... Um jornal inglês, comentando a violência no Rio de Janeiro e, de modo geral no Brasil, afirmou: "A sociedade brasileira não tem se incomodado como deveria, em solucionar os problemas da violência, porque vidas no Brasil não valem o mesmo que em outros países"!!! É o amor que nos leva à valorização da nossa vida e do nosso semelhante.
          "O amor nunca está tão ocupado que não possa ajudar; nunca é tão pobre que não tenha o que dar,  nunca está tão comprometido que não tenha tempo de ser bom e caridoso". "É o amor que arranca do homem o animal, e nele modela o anjo que servirá para a glória de Deus". O amor é a carteira de identidade dos que se identificam com o Criador... Louvado seja o Senhor,porque tem derramado do seu amor em nossos corações!
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário