quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A FIDELIDADE DOS RECABITAS

   Fidelidade é coisa que Deus ama e, por certo, gostaria de ver em todos os seus filhos. Fidelidade, integridade, são palavras muito abrangentes que falam daquilo que devemos ser, e como devemos proceder, diante de Deus e dos homens, num comprometimento global (com inteireza) da nossa vida, como remidos do Senhor.
   Nos dias de Jeoaquim, rei de Judá, a palavra do Senhor veio a Jeremias, o profeta, dizendo-lhe que fosse à casa dos recabitas, e estes fossem levados à casa do Senhor (o templo), para que a nação de Judá aprendesse com eles sobre a fidelidade. Creio que estamos precisando disso hoje também.
   Os recabitas formavam uma seita (uma facção) , surgida no reinado de Acabe (cuja primeira dama era Jesabel), numa reação de protesto, contra o luxo e licenciosidade que ameaçava a vida simples e peregrina do povo de Deus. Os princípios ordenados por Jonadabe, filho de Recabe, eram:  não beber vinho, consequentemente, não plantar vinha, não edificar casas, desvencilhar-se, o mais possível, das coisas materiais.
   Essa seita, por causa da fidelidade desenvolvida entre eles aos princípios deixados pelos pais, atravessou a invasão dos babilônios em 607 a.C.,a dominação dos persas, dos gregos, dos romanos, as destruições de Jerusalém (pelo menos duas vezes) e chegou até ao meado do século passado, com uma pequena tribo, perto da cidade Meca.
   Deus queria que seu povo aprendesse a ser fiel como os recabitas. Muitas e muitas vezes, olhando para os descrentes, temos de reconhecer: em muitos momentos, são eles mais determinados, mais zelosos que nós, muito embora a graça de Deus esteja sobre nossa vida. Tais pessoas são fiéis em princípios, para nós, irrelevantes, mas são fiéis.
   O Senhor honra tanto a fidelidade que, onde ela estiver aí estará a sua aprovação. Isso explica porque povos "não evangélicos "(sem comprometimento com Deus) são por vezes tão abençoados. Por isso mesmo, por ser a fidelidade tão necessária neste universo, para a preservação do que deve ser preservado, Deus trará sempre às pessoas envolvidas com ela certa recompensa- Jr.35.18-19.
   Há certos valores que funcionam sempre, em todo tempo e em qualquer lugar, na vida de uma pessoa ou de um povo, porque são eternos, universais, não particularizáveis e procedem da mesma fonte, sustentadora dos destinos deste planeta. Deus tem hoje nos chamado para ser o seu povo (um povo santo e sacerdotal - 1 Pd.2.9-10), assim como Israel - Ex.19.5-6, para abençoar as demais nações da terra. Todavia, muitas vezes os que jazem nas trevas são mais sábios que os filhos da luz. Assim Israel precisava aprender sobre a fidelidade com os recabitas, humildemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário