quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MASCULINIDADE E FEMINILIDADE

   ".....A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, {missão de mãe: dar à luz filhos} se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso......" I Tm 2:12-15
Muitas vezes não entendemos as colocações de Paulo (apóstolo), neste texto bíblico. Na verdade, ele não está tratando apenas de quem deve estar a frente numa pregação, ou classe bíblica, na Igreja, se o homem ou a mulher. Mas, evidentemente, daquilo que prejudica, fere a ordem natural das coisas criadas por Deus. O que vem acontecendo, em nossos dias, é que não somos capazes de reconhecer que a masculinidade do homem e a feminilidade da mulher se entrelaçam e interagem melhor, no ministério, quando os homens assumem a responsabilidade primária pela liderança e ensino na Igreja. Em outras palavras, a masculinidade e a feminilidade são mais bem preservadas, mais bem nutridas, mais bem realizadas e frutíferas, nesta ordem eclesiástica do que qualquer outra.
     John Piper disse o seguinte: " Se tivesse que apontar um pecado que hoje devasta a humanidade, não seria o tão falado movimento feminista, mas a falta de liderança espiritual dos homens, no lar e na Igreja". A falta de propósito espiritual, a fraqueza, a letargia, a falta de fibra entre os homens, constituem a questão maior; e não a busca feminina por cargos de liderança, tanto na Igreja quanto em outras áreas da vida diária.  "O orgulho, a autopiedade, o medo, a preguiça, as indefinições na vida, estão induzindo os homens a entrarem no casulo do silêncio", disse  ainda o citado escritor. Onde estão os homens com uma visão de santidade a favor de suas famílias? Onde, entre eles, o zelo pela casa do Senhor, o compromisso pelo avanço do Reino de Deus com sonhos pelo que irá acontecer , através de suas vidas? Onde a tenacidade, a disponibilidade que vemos claramente nos homens da Igreja do primeiro século? Onde?
     Vemos (entre eles) por vezes , reuniões administrativas, feitas por meio de convocações compulsórias, a toque de "caixa"; mas, dificilmente se ouve a voz masculina em setores vitais da vida da Igreja. Os lares estão sendo, espiritualmente, liderados pelas mulheres e tudo isso tem produzido filhos rebeldes, quanto a obediência à Palavra, com dificuldade em submeter-se à autoridade (paternidade) de Deus.
     Esse insucesso masculino de liderança tem sido a maior razão da submissão ser repudiada pela mulher, principalmente, porque ela percebe a dificuldade do homem (real inoperância), no desempenho de sua missão. Essa é a dificuldade. Quem deseja ser sócio de um barco que está afundando? Não é verdade? Contudo, temos uma palavra específica às mulheres, no meio disso tudo: a feminilidade madura não deixará de ter uma visão bíblica clara da masculinidade verdadeira e não irá abandonar a sua posição correta, por nada, para que tudo seja conforme Deus planejou.

Um comentário:

  1. Paz ,,Pr Que Deus abençoe tua vida... E tenha certeza que es um vaso usado por Deus e um intrumento de sabedoria para nosajudar em nossas caminhadas.....
    almirdionisio.blogspot.com

    ResponderExcluir